Celebração dos 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança

A Presidente da Assembleia da República Dra.Verónica Macamo dirigiu no dia 20 de Novembro de 2019, na Cidade de Maputo, a cerimónia de celebração do 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. A celebração 30° aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança constitui uma oportunidade para renovar se o compromisso sobre a promoção e protecção dos direitos da criança.

Falando no encontro eu reuniu a Governo, Parlamentares, Sociedade Civil e Petizes (Crianças), a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, garantiu que existem acções continuas do Executivo Moçambicano com vista à protecção dos direitos da criança, e, estas acções são coordenadas com a Sociedade Civil e os Parceiros de Cooperação.

Por seu turno, o Secretário Executivo da Coligação para Eliminação dos Casamentos Prematuros e Director Executivo da AMODEFA Santos Simione disse afirmou que há necessidade de continuarmos a promover os direitos da criança.

Por outro lado, Santos Simione apontou os desafios que tem a ver com crianças mais pobres vulneráveis nos sectores chaves para implementação dos direitos das crianças nomeadamente acção social, Educação e Saúde que se não forem tomadas medidas podem por em risco todos avanços conseguidos até aqui.

Santos Simione apelou ao Governo, Parceiros, Sociedade Civil e a sociedade em geral para que juntemos esforços com vista a dar continuidade às acções que assegurem que todas crianças tenham acesso a saúde, a educação de qualidades que são factores fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar de qualquer país.

Participaram nas celebrações dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, os próprios petizes, a Ministra do Género, Criança e Acção Social, o Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Secretário Permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e várias organizações da Sociedade Civil.