AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: REFLEXÕES A PARTIR DO CAT4SRHR WORKSHOP EM MAPUTO

Nos dias 4 a 6 de dezembro, a cidade de Maputo foi palco do CAT4SRHR (Ferramenta de Avaliação da Capacidade para DSSR), uma oficina de trabalho financiada pela Oxfam que reuniu 17 participantes, incluindo 15 membros do staff da AMODEFA, um representante do YAM e o Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Marciano Mubai. O foco dessa iniciativa foi fornecer uma visão abrangente sobre Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, esclarecer valores e revisar conceitos fundamentais para trabalhar nesse domínio, levando uma abordagem baseada em direitos.

A oficina teve como objectivo principal familiarizar os participantes com o CAT4SRHR, orientar os parceiros do Stand Up ao longo do processo e desenvolver um plano de acção para o fortalecimento das capacidades. A estrutura do CAT4SRHR, os objectivos da oficina, a metodologia utilizada e os resultados esperados foram abordados, juntamente com a definição de conceitos cruciais de DSSR, destacando sua natureza fundamentada nos direitos humanos.

Durante o workshop, foi ministrada uma visão geral da estrutura CAT4SRHR, abordando os conceitos fundamentais de SSR, direitos humanos e DSSR como direitos humanos. Uma parte crucial envolveu o preenchimento dos Domínios de Capacidades, onde o objectivo era que os participantes identificassem pontos fracos, permitindo o desenvolvimento de um plano de acção para fortalecer as capacidades institucionais.

A oficina proporcionou uma oportunidade única de autoavaliação orientada. Os participantes foram guiados por uma análise dos Domínios de Capacidades, visando identificar pontos fortes e fracos da capacidade organizacional existente. Essa abordagem estruturada abriu espaço para um diálogo construtivo sobre lacunas na programação de DSSR e formas de fortalecimento.

O CAT4SRHR Workshop  é marco significativo no fortalecimento das capacidades em Saúde Sexual e Reprodutiva da AMODEFA, ao promover a reflexão e a análise organizacional, a oficina proporcionou uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias que visam aprimorar a implementação de programas de DSSR. Este evento não apenas fortaleceu os participantes, mas também representa um passo importante em direção a comunidades mais informadas e capacitadas no âmbito da saúde sexual e reprodutiva.

 

 

 

 

 

Outras Notícias

1ª edição do Boletim Informativo “Nyeledzi Yamindro…