AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

OUTUBRO ROSA: AMODEFA PROMOVE EVENTO EM APOIO À CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O CANCRO DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO.

No dia 21 de outubro, tivemos o prazer de vivenciar a tão aguardada Feira de Saúde em apoio ao Outubro Rosa, um evento organizado pela Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) com o apoio do Governo de Moçambique, Dhara Eventos, ZAP, TV Glória, Eye on Art, QEI Branding, Maputo Printer, Txaquinha e Longrich. A magnitude deste evento social não passou despercebida, contando com a participação de um público, composto por mais de 150 pessoas comprometidas com a causa.

 

A essência do evento foi enriquecida por uma série de palestras que abordaram com profundidade os desafios enfrentados no combate ao cancro da mama e do colo do útero. O director executivo da AMODEFA, Santos Simione, trouxe à tona a iniciativa “Cidadão Africano”, que não se limita a ser uma simples arrecadação de fundos, mas sim um compromisso apaixonado com causas sociais. Esta iniciativa visa reunir recursos para apoiar ações e projectos que fazem a diferença na vida das pessoas, abraçando causas como a prevenção e tratamento do cancro, educação e igualdade de gênero.

A seguir, o palco foi entregue ao presidente da AMODEFA, Marciano Mubai, cujas palavras ressoaram profundamente na audiência. Ele enfatizou a importância do voluntariado como um pilar essencial para o bem-estar coletivo. Mubai destacou que, por meio do voluntariado, podemos efectuar mudanças significativas nas comunidades e proporcionar apoio a quem mais necessita, reforçando a mensagem de solidariedade e engajamento cívico.

Adicionalmente, o evento também reservou um momento para a promoção da saúde e do bem-estar. O “Momento Saúde” contou com a presença do Ginásio In Motion, que proporcionou uma experiência incrivelmente divertida e esclarecedora. Os participantes puderam participar de actividades físicas, demonstrações de exercícios e receberam dicas valiosas sobre a importância da prática regular de actividade física para uma vida saudável.

No entanto, o evento atingiu seu ápice quando a talentosa Aquila Serenata, subiu ao palco. Com sua voz belíssima e inspiradora, ela encantou a todos os presentes ao interpretar uma canção de superação. Sua performance foi um verdadeiro presente para a audiência, tocando os corações de todos os presentes e amplificando a mensagem de esperança e fortalecimento que permeou todo o evento.

 

O objectivo deste evento consistiu em elevar a conscientização acerca da imprescindibilidade do autoexame e da realização de exames de rotina para a detecção precoce do cancro da mama. Nesse contexto, Abiba Ibrahimo, uma valente sobrevivente dessa terrível doença, compartilhou com todos sua comovente jornada de superação. Com grande eloquência, ela encorajou todas as mulheres presentes a se manterem fortes e a jamais desistirem da vida, tornando-se um exemplo de resiliência e esperança para todas mulheres.

 

Este evento não apenas educou e sensibilizou, mas também promoveu a solidariedade, a empatia e o comprometimento com a saúde das mulheres em Moçambique. Por meio do trabalho conjunto de todos os envolvidos, das valiosas palavras dos palestrantes, estamos cada vez mais próximos de construir uma sociedade mais consciente e solidária na luta contra o cancro da mama e do colo do útero.

Outras Notícias

1ª edição do Boletim Informativo “Nyeledzi Yamindro…