AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

Diakonia

Na promoção e defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres e raparigas

PROJECTO CIVSAM

Para o presente programa, a AMODEFA pretende reforçar as acções em cursos implementadas tanto pelo governo, parceiros de cooperação internacional, agências das nações unidas e das organizações da sociedade civil, no sentido de contribuir para a consolidação dos ganhos obtidos nos últimos cinco anos, nas áreas de: (a) Processo de Mudança para Justiça de Género, (b) Processo de Mudança para Apoio a Sociedade Civil e (c) Processo de Adaptação às mudanças climáticas.
A AMODEFA, com o presente programa de acção, de entre vários problemas acima apresentados, pretende atacar os seguintes:

Trabalhamos com diferentes organizações juvenis, líderes religiosos, Conselho islâmico,Líderes comunitários e Professores pontos focais, Representantes de instituições governamentais e Organizações da Sociedade Civil. O envolvimento destes actores é importante, pois, cada um deles exerce um papel de influenciador na sua comunidade, igreja,escola ou local de trabalho, outrossim, é que estes actores possam usar a sua influência para contribuir na conscientização das comunidades sobre a importância do combate às UPs, VBG e outros. Geograficamente para este programa a AMODEFA intervém directamente na Cidade de Maputo, Província de Maputo, Zambézia e Nampula, contudo, envolve as restantes províncias em grande parte das actividades. A escolha das províncias de Nampula, Zambézia,Maputo e Cidade de Maputo é por um lado devido ao elevado predomínio das práticas culturais e religiosas que colocam em vulnerabilidade a mulher e rapariga, em particular, por outros estarem os órgãos centrais para advocá-los em relação aos assuntos relevantes. A Cidade de Maputo tem a ver com o facto de ser a capital, onde temos maior flexibilidade decoordenação com o Governo, o Parlamento e a CECAP para desenvolvimento das acçõesconjuntas com participação dos pontos focais provinciais dos mesmos, assim como afacilidade de coordenação ao nível das capitais provinciais.

Abaixo algumas imagens que retratam as actividades: