AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

Quem Somos

Na promoção e defesa dos Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres e raparigas

Nossa História

Desde 1952, a Federação Internacional de Paternidade Familiar (IPPF) tem vindo a desenvolver actividades de consciencialização, proporcionando serviços de planeamento familiar e de saúde reprodutiva, capacitando as suas associações membros, e disponibilizando fundos para a implementação de programas.

Foi na base deste princípio, que a IPPF realizou os primeiros contactos, com o objectivo de advogar junto do governo moçambicano a necessidade de criar em Moçambique uma associação para o Planeamento Familiar, de forma a canalizar os apoio e impulsionar e promover o planeamento familiar no país.

Esta missão foi bem-sucedida pois deu origem a movimento que viria a criar a AMODEFA – Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família – isto a 15 de Julho de 1989, com a realização da Conferência Constitutiva

Desde 1989 que as actividades de Planeamento Familiar beneficiam do apoio financeiro da IPPF.

A 23 de Janeiro de 1989, foi criada a Comissão Instaladora da Associação, composta pelos elementos abaixo mencionados e que tinha como tarefa a criação de condições para a formação da associação.

Fundadores da AMODEFA

  1. Drª. Gita Bernardo Honwana Welch;
  2. Srª. Ana Sithole;
  3. Drª. Teresa Araújo;
  4. Drª. Aida Libombo;
  5. Sr. Lucas Chomera Jeremias;
  6. Drª. Inês Machungo;
  7. Drª. Ana Loforte;
  8. Enfª. Isabel Ngomane;
  9. Srª. Alcinda Honwana;
  10. Srª. Ofélia Tembe.
 

A Conferência Constitutiva da AMODEFA foi orientada pelo Secretário do Comité Central do Partido FRELIMO para a Administração e Quadros, o Arquitecto Júlio Zamith Carrilho, acompanhado pelo Ministro da Saúde, Dr. Leonardo Simão e do Presidente do Conselho Executivo da Cidade de Maputo, Engenheiro Baptista Cosme.

Ficou claro nesta conferência que:

 

  1. A AMODEFA, muito mais do que os aspectos meramente clínicos relacionados com o Planeamento Familiar, devia orientar as suas acções para acções consistentes e coordenadas de Informação, Educação, Comunicação, Investigação e Envolvimento em projectos comunitários de desenvolvimento, com vista a criar condições para uma maior participação dos membros da família na sociedade;

2. A AMODEFA devia valorizar a mulher, através de uma política correcta de planeamento familiar;

3. A  MODEFA não substitui nem se sobrepõe aos órgãos do Ministério da Saúde e da Educação.

Com a realização desta conferência e a definição das linhas de orientação, nascia assim a AMODEFA, Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família, cujo objectivo foi, é, e continuará a ser “contribuir para a estabilidade da famílias através de acções de informação, educação e comunicação, e outras de carácter económica, tendente a encorajar uma relação cada vez mais coesa entre os vários membros da família e destes para com a sociedade”. Procura também cobrir as áreas da população onde os serviços de saúde tem dificuldades de cobertura eficaz.