Esta posição foi defendida ontem, 02 de Abril, pela Presidente do Conselho Directivo Nacional (PCDN) da Associação Moçambicana para Desenvolvimento da Família (AMODEFA), Esperança Matsimbe, durante a realização do webinar subordinado ao tema “papel do voluntariado: responsabilidades, direitos e oportunidades”.
Para a Esperança Matsimbe, os voluntários da AMODEFA tem um papel muito importante, principalmente na área da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR), na sensibilização de adolescentes e jovens em toda sua diversidade sobre a contracepção, prevenção e combate as uniões prematuras. “O voluntário deve se doar, ser comprometido, respeitável, ético, confidencial, capacitado e saber trabalhar em equipe visando desenvolver a comunidade” instou a PCDN.
Ainda no mesmo encontro, Dário Camal, orador-convidado, disse que o voluntário deve ser exercido como uma filosofia de vida, porque contribui para o crescimento pessoal e desenvolvimento das comunidades. É um acto de servir aos outros, porque é uma jornada que transforma vidas. O voluntariado deve ser feito de forma sustentável através da criação de capacidades a nível das comunidades locais, ensinando e capacitando as pessoas a saber fazer e agir.
O debate organizado pela AMODEFA teve como objectivo reflectir em torno do papel do voluntariado na sociedade moçambicana e doptar os voluntários e partes interessadas de conhecimento sobre responsabilidades, direitos e oportunidades dos voluntários. O webinar teve mais de 65 participantes, entre voluntários da AMODEFA, Staff, Académicos e sociedade no geral e teve a moderação do Director Executivo – Santos Simione.