AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

AMODEFA e Digital Health firmam parceria para expandir o acesso à saúde digital em Moçambique

A Associação Moçambicana para o Desenvolvimento da Família (AMODEFA) e a Digital & Health formalizaram, hoje, 19 de Fevereiro, um Memorando de Entendimento que marca o início de uma nova etapa na modernização e expansão do acesso aos serviços de saúde em Moçambique, através da telemedicina e de soluções digitais inovadoras.

A cerimónia de assinatura reuniu dirigentes das duas instituições e representantes da imprensa, simbolizando um momento estratégico para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, com enfoque especial na inclusão, eficiência e confidencialidade dos serviços prestados.

Saúde digital como prioridade estratégica

Durante a cerimónia, o Director Executivo da AMODEFA, Santos Simione, destacou que a saúde digital já constava como prioridade no Plano Estratégico 2023–2028 da organização. No entanto, a sua implementação efetiva representava um desafio que agora começa a ser superado com esta parceria.

“A saúde digital é um dos pilares da inovação e da modernização que o país precisa. Ela permite maior eficiência na prestação de serviços, maior inclusão e reforça a confidencialidade, elemento essencial quando falamos de cuidados de saúde, especialmente em áreas sensíveis como a saúde sexual e reprodutiva”, afirmou.

Segundo a direção da AMODEFA, este momento representa não apenas o cumprimento de uma meta estratégica, mas também a concretização de uma visão construída ao longo dos últimos anos.

Tecnologia ao serviço das comunidades

Por sua vez, o Director da Digital & Health, Norberto Banze, sublinhou que a assinatura do Memorando vai além de um acto formal, constituindo o início de uma jornada conjunta para redefinir o acesso aos cuidados de saúde no país.

Através da plataforma Olá Médico, pacientes poderão conectar-se a profissionais de saúde qualificados de forma rápida, segura e eficiente, independentemente da sua localização geográfica.

Num contexto em que muitos especialistas estão concentrados nos grandes centros urbanos, como Maputo, a telemedicina surge como uma solução concreta para reduzir desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

“Com esta plataforma, uma mulher, um jovem ou qualquer cidadão poderá escolher o médico que deseja consultar e receber o atendimento necessário, mesmo estando numa zona remota do país. O local onde a pessoa vive não deve determinar a qualidade dos cuidados que recebe”, destacou.

Impacto para adolescentes, jovens e mulheres

A parceria terá um enfoque especial no atendimento a adolescentes, jovens e mulheres, públicos prioritários para a AMODEFA, garantindo acesso à informação e serviços de saúde com maior privacidade, comodidade e segurança.

Num país com desafios relacionados a distâncias, custos de transporte e limitações de infraestruturas, a digitalização dos serviços representa uma oportunidade concreta para aproximar os cuidados de saúde das comunidades e fortalecer a resposta às necessidades reais da população.

Simione e Banze, agradeceram à imprensa e aos presentes, reconhecendo o papel fundamental da comunicação social na disseminação de informação sobre iniciativas que impactam positivamente a vida dos moçambicanos.

Com esta parceria, a AMODEFA reafirma o seu compromisso com a inovação, a inclusão e a promoção do direito à saúde para todos.

Outras Notícias