Na sede do Parlamento, em Maputo, uma delegação da Girls Not Brides (GNB) liderada pela CEO Faith Powell e CECAP liderada pela presidente Ferosa Zacarias realizaram uma visita de cortesia a presidente da Assembleia da República (AR), Esperança Bias. Durante o encontro, Esperança Bias destacou a importância de manter as raparigas na escola e eliminar as uniões prematuras como desafios actuais do país.
Bias agradeceu à GNB pelas acções sociais desenvolvidas em parceria com a CECAP e incentivou a organização a investir em projectos adicionais relacionados à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes e jovens.
A presidente da CECAP Ferosa Zacarias, por sua vez, agradeceu à AR pela parceria na aprovação da Lei 19/2019 e enfatizou que o desafio agora é sua implementação, destacando a necessidade de acelerar a divulgação da lei e capacitar juízes e professores.
Angelina Langa, Presidente Nacional do YAM, enfatizou a importância de garantir que o acesso à contracepção e serviços de planeamento familiar seja uma escolha das raparigas, sem necessidade de autorização prévia dos encarregados. Propôs ainda a introdução de Serviços Amigáveis para Adolescentes e Jovens (SAAJs) nas escolas para resolver questões de consentimento ao acesso a contracepção.
O secretário da CECAP Santos Simione abordou a situação dos deslocados em Cabo Delgado, com metade sendo crianças e 30% mulheres. Destacando a necessidade de programas para proteger os deslocados contra uniões prematuras, violência e doenças.
Esperança Bias ressaltou o potencial de Moçambique para liderar na eliminação das uniões prematuras, graças ao apoio do governo e ao empenho das organizações da sociedade civil. Ela sugeriu uma colaboração mais estreita e eficaz entre a CECAP e o gabinete da mulher parlamentar.
No contexto mais amplo, a ESA foi destacada como uma componente crucial dentro e fora das escolas para fornecer informações sobre saúde sexual e reprodutiva de forma segura, ressaltando a importância do envolvimento dos pais e líderes comunitários.