AMODEFA-LOGO-ORIGINAL-01-1536x520

AMODEFA DESENVOLVE A SUA CAPACIDADE PARA SE TORNAR UM CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SEXUAL ABRANGENTE E MAPEAMENTO DE INTERVENÇÕES

Terminou no dia 01 de Dezembro na Universidade de Maastricht, Países Baixos, um curso de formação em Mapeamento de Intervenções – desenho de programas baseado em teorias e evidências para a mudança de comportamento, em que participaram gestores seniores da AMODEFA, LAMBDA e Faculdade de Biologia da UEM. O curso que teve a duração aproximada de quatro semanas, contou com a participação da parte da AMODEFA, de Santos Simione (Director Executivo) e Marcelo Kantu (Assistente para M&A), mais outros 5 participantes (2 da UEM e 3 de LAMBDA), no âmbito do projecto intitulado “Unindo forças para a mudança de comportamento em duas áreas prioritárias da OKP: nutrição e SDSR”, financiado pela Nuffic no âmbito do Programa Orange Knowledge do governo holandês.

O denominador comum de todos os parceiros deste projeto é a necessidade de sua capacitação em mapeamento de intervenções (IM). O mapeamento de intervenções é uma metodologia amplamente utilizada para conceber e avaliar programas que visam a mudança de comportamento das pessoas, no sentido de levarem uma vida mais saudável, incluindo no que respeita à melhoria da nutrição e da saúde sexual e reprodutiva. O mapeamento de intervenções é amplamente utilizado em várias partes do mundo. Nos Países Baixos, organizações de renome como a Rutgers, o Aids Fund e o CoC utilizam o mapeamento de intervenções. Este projeto baseia-se na noção de que, em África, o MI tem um grande potencial para fazer avançar as intervenções em matéria de nutrição e de Saúde Direitos Sexuais e Reprodutivos.

A AMODEFA vai incluir o MI na oferta de módulos de formação no domínio da Educação Sexual Abrangente para outras organizações de Moçambique e de outros países da África lusófona. Com esta formação, a AMODEFA fica bem posicionada para concretizar a sua aspiração de se tornar o Centro Excelência da IPPF para a África lusófona.

De referir que neste projeto, a AMODEFA será apoiada pela Associação Rutgers dos Países Baixos, também membro da IPPF.  A Rutgers é Ponto Focal dos Centros de Excelências em ESA na IPPF, que opera numa rede com os Centros semelhantes no Gana, Togo e Colômbia.

Através de uma combinação de formação online, prestação de serviços de consultoria e coaching e um workshop de uma semana em Maputo, a Rutgers (2 consultores) irá formar a AMODEFA na gestão de um Centro de Excelência e na oferta de formação presencial e online em Educação Sexual Abrangente, combinada com o método de Mapeamento de Intervenções.

Os formadores da Rutgers e da AMODEFA (ora formados em Maastricht) darão formação a 7 colegas da AMODEFA, no primeiro trimestre de 2024.

 

Outras Notícias

1ª edição do Boletim Informativo “Nyeledzi Yamindro…